sexta-feira, 28 de março de 2008

Os diferentes tipos de chocolate


Inspiradas pelas questões de alguns leitores, decidimos fazer uma pesquisa sobre os vários tipos de chocolate, satisfazendo igualmente a nossa curiosidade...

  • Chocolate Amargo: também conhecido como chocolate de culinária, é constituido apenas por grãos de cacau torrados sem adição de leite nem de açúcar, o que lhe confere um sabor azedo; é essencialmente utilizado em cozinha, onde pode ser misturado com açúcar para se tornar mais saboroso, servindo, ainda, de base aos outros chocolates (exceptuando o branco).


  • Chocolate Negro: contém licor de chocolate*, manteiga de cacau, açúcar, baunilha e emulsionantes; pode ser subdividido dependendo da percentagem de cacau que pode ir de 35% a 80%.


  • Chocolate de Leite: para além dos ingredientes do chocolate negro, diferencia-se por conter também derivados de leite, como por exemplo o leite condensado ou leite em pó, na ordem dos 12%; este tem um sabor mais doce e menos achocolatado que o negro.


  • Chocolate Branco: deve a sua caracterização como chocolate ao facto de conter manteiga de cacau (num mínimo de 20%), não contendo, no entanto, licor de chocolate ou outros derivados do cacau; é constituido ainda por açúcar (não mais de 55%) e leite.


  • Chocolate Couverture (de cobertura): possui uma elevada quantidade de manteiga de cacau e licor de chocolate, tornando-se fácil de derreter e de formar uma cobertura macia e brilhante, sendo maioritariamente utilizado e muito apreciado por chocolateiros profissionais.


  • Chocolate em Pó: consiste em grãos de cacau ralados e destituídos da manteiga de cacau; tem um sabor amargo e não deve ser confundido com o chocolate solúvel que se mistura no leite.

  • Chocolate Dietético: este tipo de chocolate é desprovido de açúcar, no entanto contém elevadas quantidades de gorduras e de adoçantes altamente calóricos como o sorbitol, não sendo, desta forma, adequado para uma dieta.

Mas a variedade não fica por aqui, uma vez que os fabricantes usam a sua criatividade para criar novos tipos de chocolates, juntando a estes principais outros ingredientes como diferentes licores (de baunilha, morango, menta, café, entre outros), nozes, amêndoas, fruta, caramelo e até arroz torrado!


Uma coisa é certa, seja qual for o tipo, a forma, a textura ou o sabor, o chocolate é sempre delicioso.

* o licor de chocolate é composto por grãos de cacau derretidos

6 comentários:

Anónimo disse...

Só de entrar neste blog e ler o conteúdo, já engordei no mínimo um Kilograma.
Todos os temas são muito interessantes e doces, continuem a Postar para eu continuar a engordar virtualmente.

Anónimo disse...

quem me dera poder comer, mas o meu "personal trainer" não ía gostar.

Anónimo disse...

Muito saboroso

Anónimo disse...

e porque não algumas receitas com chocolate.

Anónimo disse...

é tudo mágnifico! fiquei estupenda!

Anónimo disse...

ingorde 1000 quilogramas mas tenho um trabalho de geografia teris tudo da li